Não. Eles não fazem ideia.

Em 2015 quando tive que dar “até logo” pra minha vida no Canadá e para o meu então namorado eu chorei. Chorei muito. Mas não porque ia ter que ficar longe, mas por saber que nunca estaria completa novamente. Lembro demais que em meio ao meu choro ele me falava, “Vai ficar tudo bem, Luana! O Tempo vai passar rápido”. E foi aí que eu precisei respirar fundo e explicar qual era o real motivo da minha tristeza: a sensação de que eu nunca estaria com todas as pessoas que eu amo ao meu lado.

Essa sensação ainda me persegue um pouco. Mas entendi que eu não tinha saída. Se eu ficasse no Brasil sentiria falta dele e do Canadá. Na expectativa de criar minha própria família no futuro decidi apostar no meu relacionamento e na minha vida aqui. Foi fácil tomar essa decisão? Não. Na verdade é uma decisão diária. É acordar e se sentir em paz mesmo estando longe de tudo aquilo que significa “lar” pra você. É tentar se encaixar numa cultura que não é a sua, mas vai passar a ser. É descobri seu lugar favorito na cidade nova. É provar novos sabores e culinária. É não entender a piada porque ela simplesmente não remete as referências que você tem. É sentir um calorzinho no coração ao escutar sua língua nativa na rua. É se sentir meio lá e meio cá. É constuir uma nova identidade. É recomeçar. Renascer.

A escritora Canadense Rupi Kaur definiu todo esse sentimento no poema chamado “first generation immigrant”. Ela nasceu na Índia e veio morar no Canadá ainda criança. Olhando as fotos dela eu me pego imaginando um futuro em que um dia eu terei uma filha que terá o mesmo orgulho das suas origens quanto ela parece ter. Uma filha que vai gostar de açaí e de panqueca com maple syrup.

1dd8f2350eebf5ad10482506c49e9932

Por enquanto continuo na jornada de reencontrar meu espaço no mundo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s